sexta-feira, 14 de junho de 2013

PROTESE SOBRE IMPLANTE - Profºs Fábio Tunes e Christianno Semedo - ETEC PHILA

Nesta aula teórica o profº Chrsitianno nos explicou como funciona as Proteses sobre Implantes, nos apresentando modelos de componentes e modelos de trabalhos realizados e suas diversaas formas de trabalho.


Na ETEC o trabalho por nos realizado foi o de Hexagono Externo (HE) que é o sistema mais utilizado pelos  CD's; em torno de 70% dos casos.









Utlizamos um Analogo para confeccionar uma replicado do modelo do paciente obtendo assim em gesso a boca do paciente para que o TPD possa realizar o serviço solicitado pelo CD. Utilizamos um componente de 4.1 com ucla calcinavel para protese fixa em moldeira de transferencia fechada.

São tres os tipos de implantes:

Hexago Externo (HE)

Hexago Interno  (HI)

Cone Morse    (CM)

Cito agora algumas das medidas disponiveis no mercado: 2,9  3   3,5  4,1*  5   5,8    6




Hexagono Esterno


Existem hoje dois tipos de moldagens que são utlizados, a de ARRASTO que o transfer é feito em moldeira aberta e o de TRANSFERENCIA que é feito de moldeira fechada (como fizemos no curso).

São varios seus pilares protéticos; podem ser:

INTERMEDIÁRIOS > Micro Unit; Mini Pilar; Esteticone; Munhão Sólido; Pilares Angulados.

UCLAS > Calcináveis ou de Base Cromada.

COROAS ou PRÓTESE FIXA > Cimentadas ou Parafusadas.

PRÓTESE TOTAIS > Overdenture ( Oring ou Barra-Clips) e Protocolos que o paciente não retira para higienização; neste caso o paciente retorna periodicamente ao CD para higienização. Já no Overdenture o paciente pode fazer sua higienização (Ele mesmo tira)


Abaixo algumas imagens de componentes para melhor visualização:












Nenhum comentário:

Postar um comentário